Em
breve publicaremos mais registros fotográficos
Ata de Reunião
do Fórum
Permanente de Cultura de Viamão -FCV e
do Debate
de Propostas dos Candidatos a Prefeitura sobre Cultura e Arte
Aos
quinze dias do mês de agosto de 2012 reuniram-se os membros do FCV,
Cândido Joaquim de Castro, Vera Baldez, Ricardo Baldez, Valter Fraga
Nunes, Niltamara Gomes, Newton Vaz Coelho – também presidente do
CMC, Djine Klein e eu, Fernanda Blaya Figueiró , que lavrei a
presente ata. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Viamão
e teve início às 17:57 minutos logo após chegou o associado do FCV
Roberto Damasceno. Foram lidas todas as perguntas sugeridas, sendo 5
formuladas por Valter, 1 por Djine, 1 por Niltamara, 1 por Baldez, 1
por Newton. A pergunta do senhor Newton foi impugnada a meu pedido
pois estava muito longa configurando mais uma exposição de ideias
do que propriamente uma pergunta. Como o assunto da pergunta estava
incluído nas outras, ele optou por não reformular a pergunta e o
grupo passou a escolhas das perguntas. A pergunta número quatro do
senhor Valter foi impugnada e ele a reestruturou. O grupo achou que
as cinco perguntas formuladas pelo senhor Valter estavam de acordo
com o pensamento de todos e que seriam estas perguntas lidas. A
senhora Vera aceitou fazer a identificação da platéia. Esta
reunião preparatória do Debate terminou as 18:27h. Foi feito um
breve intervalo, o senhor Valter recebeu os candidatos e seus
assessores e colheu as assinaturas do Termo de Concordância das Regras do Debate.
O Debate
teve início pontualmente as 19:00, o Sr Baldez fez a saudação a
todos e imediatamente chamou a Escola de Danças Baila que Baila, que
fez uma brilhante apresentação, sendo muito aplaudida. Logo após o
sr Baldez chamou a mediadora sr. Djine Klein, que passou a coordenar
os trabalhos da noite, compondo a mesa, todos os candidatos
compareceram, o senhores Bonatto, Geraldinho, Robson e Romer. A
mediadora leu para a platéia as regras do debate, que serão
anexadas a esta ata. O senhor Valter foi chamado para fazer o sorteio
da ordem de apresentação dos candidatos e informou que a pedido
deles foi incluída uma pausa de três minutos entre os blocos em que
os candidatos poderão falar com seus assessores e que será feito um
novo sorteio a cada bloco. Conforme sorteio iniciou o primeiro bloco
teve a seguinte ordem: Romer, Geraldinho, Robson e Bonatto. Após a
apresentação das propostas em que cada candidato teve cinco
minutos, foi realizado o intervalo e em seguida o sorteio do
segundo bloco: Geraldinho, Bonatto, Robson, Romer. As perguntas serão
anexadas a esta ata. O senhor Valter informou a platéia que poderia
encaminhar perguntas a banca até o final do segundo bloco a senhora
Niltamara recolheu as perguntas. Houve na primeira pergunta uma
inversão na ordem de apresentação, que logo foi corrigida, a
mediadora apresentou as suas desculpas. A ordem das outras perguntas
foi rigorosamente atendida. Foi feito novo intervalo, seguido do
último sorteio ficando a assimmm a ordem de apresentação do
terceiro e último bloco, Robson, Bonatto, Romer e Geraldinho. Foi
realizado um sorteio das cinco perguntas da platéia, pré
selecionadas pela banca , foram recolhidas 33 perguntas. Após as
respostas fiz a leitura da lista de entidades que participaram do
debate, as listas de presença tiveram 218 assinaturas em seis
folhas numeradas. As instituições ou entidades citadas foram: PSB,
PPS, PP, PRP, DEM, PT, ASB, PMDB, PRP, LADO B, PC DO B, PTN, PSOL,
OAB,ICV, ALVI, Câmara de Vereadores, Fórum Permanente de Cultura de
Viamão, Conselho Municipal de Cultura, Assencarv Secretaria
Municipal de Cultura e Esporte, Escola de Dança Baila que Baila,
Escola Setembrina, Colégio Isabel de Espanha, Tambor Falante,
Mudança de Verdade, Espaço Viandantes, Grupo Só Vida, Secretaria
de Assistência Social, Fórum da Economia Solidária, Educação,
Colégio Santa Isabel, Artes Visuais, Rádio Santa Isabel, Jornal
Correio Rural, Café da Praça, Restaurante Natureza Pura. Logo após
a mediadora agradeceu a participação de todos e passou a palavra
aos candidatos que firam suas considerações finais em um minuto e o
debate foi encerrado. Foi marcada entre os associados do FCV uma
reunião de avaliação na próxima quarta-feira, as 18:30 no Café
da Praça. Sem mais nada a declarar encerro esta ata que após lida
será aprovada e por mim assinada. Fernanda Blaya Figueiró -Primeira
Secretária do FCV.