quinta-feira, 30 de agosto de 2012




Manifestação de Repúdio

O Fórum Permanente de Cultura de Viamão (FCV) manifesta, através deste documento, o seu repúdio pela morosidade na adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e também a correspondência eletrônica recebida do senhor Alexandre Godoy, Secretário Municipal de Cultura e de Esportes, no dia 26 de agosto de 2012, em que ele afirma ter orientado o Prefeito Alex Boscaíni, que já assinou o Termo de Adesão ao SNC a não protocolar o pedido de inscrição junto ao Ministério da Cultura, numa manobra diversionista, a nosso ver com a intenção de protelar a decisão, vinculando ao pleito eleitoral e, observamos que a postura do Secretário nos causou estranheza, mas ainda maior pelo fato do Prefeito ter acatado tal decisão. A adesão é citada na LEI MUNICIPAL Nº 3.837/2011, que criou o Conselho Municipal de Cultura (CMC), registrada e publicada pelo senhor Prefeito em 28 de março de 2011, no Decreto Executivo nº 033/2011, de 11 de agosto de 2011, no Relatório da Conferência Municipal de Cultura de 2009, que foi parte da II Conferência Nacional de Cultura e na pauta principal da Iª Conferência de Cultura de Viamão, ocorrida em 17 de dezembro de 2011. Portanto está claro que a comunidade artística vem lutando por isso há muito tempo. E manifestamos nosso total repúdio e reprovação pela tentativa de denegrir esta longa jornada. Os associados do Fórum são Cidadãos e tem o direito de se manifestar e são livres para ter suas preferências políticas, religiosas, culturais, etc. Entendemos que o senhor secretário ao afirmar que um, ou mais membros do Fórum foram “aliciados” é um ultraje e uma vergonha. O nosso sentimento é de indignação diante do desrespeito a vontade das Conferências, numa atitude antidemocrática e de perseguição política, pois a impressão que fica é de que o senhor secretário está de “birra” com os associados do FCV, parece também que confunde o Fórum Permanente de Cultura de Viamão com um partido político. Talvez porque o FCV tenha organizado um debate, com total imparcialidade, de forma democrática e competente, onde cada candidato falou sobre suas propostas para a Cultura, além de responderem a várias perguntas feitas pelo FCV e populares presentes. Todo o processo foi feito de forma correta, visto que consultamos o T.R.E. e, tudo foi devidamente documentado, gravado. Estamos de Luto e profundamente ofendidos pelo descaso com que o assunto vem sendo tratado pelas autoridades, ao contrário das promessas do candidato do governo que afirmou ter respeito pelo trabalho do Fórum e a vontade de trabalhar em parceria com as forças vivas da comunidade. O Conselho Municipal de Cultura, as Conferências, os Fóruns são importantes instrumentos de diálogo que uma sociedade democrática tem que preservar. A comunidade precisa ser ouvida e respeitada em suas prioridades. Um diálogo verdadeiro só se faz na medida em que há um locutor e um interlocutor, a sensação dos associados do Fórum é a de estar falando para a inércia.
Decidido na reunião ocorrida em  29 de agosto, no Café da Praça, com início as 18:30. Compareceram os cidadãos abaixo nominados, conforme lista de presença. 
Fernanda Blaya Figueiró-FCV -1ª Secretária
Cláudio Montano- CMC e FPC
Gérson Alves, Poeta - FCV 
Gérson de Oliveira Francisco - CMC -Dança
Valter Fraga Nunes - FCV-2º Tesoureiro
Ricardo Nunes Baldez - FCV- Presidente Licenciado
Vera Lúcia Baldez- FCV
Djine Klein - FCV - Presidente em Exercício
Niltamara Gomes- FCV- Conselheira Fiscal 
Cândido Joaquim de Castro- FCV Tesoureiro 

Entenda melhor lendo os anexos:

Anexos- Correspondência eletrônica 

Fórum Permanente de Cultura de Viamão forumpcv@gmail.com
24 ago (6 dias atrás)

para Eleonora, resantos54, Alexandre, fragacirne, cultura, Djine, Newton, ricardo, Candido, Claudio, josé, molinaimoveis68, cristina, Jorge











Prezada Senhora Eleonora!!

O Fórum Permanente de Cultura de Viamão- FCV vem, por meio deste documento, solicitar informações sobre a adesão do Município de Viamão  ao Sistema Nacional de Cultura, uma vez que o Candidato do Governo a Prefeitura, senhor Robson, informou durante o debate ocorrido na Câmara de Vereadores , no dia 15 deste mês, no qual o senhor Prefeito e o Sr Secretário de Cultura, estiveram presentes , que o Município já havia assinado o termo de adesão. Temos a informação que este ato ainda não foi concluído junto ao MinC, pelo menos não foi publicado no Site, ou talvez não estejamos sabendo procura corretamente a informação. Gostaríamos de uma resposta com urgência a esta pergunta para evitar constrangimentos na comunidade. Agradeço a sua atenção.


Obrigada,

Fernanda Blaya Figueiró                            Djine Klein
Secretária do FCV                                     Presidente em Exercício

Esta correspontência vai com cópia para o sr secretário, para o gabinete do prefeito e para lideranças da comunidade

Eleonora Kehles Spinato

24 ago (6 dias atrás)

para Margarete, mim, resantos54, Alexandre, fragacirne, cultura, Djine, Newton, ricardo, Candido, Claudio, josé, molinaimoveis68, cristina, Jorge






Prezada Fernanda
Em consulta  a Secretaria  de Articulação Institucional/MinC, até a presente data  não  foi recebido o Termo de Adesão do Município de Viamão ao Sistema Nacional de Cultura.  Caso tenha sido enviado, favor encaminhar o número de identificação do correio para que possamos localizá-lo.
Estamos à disposição para demais esclarecimentos.
Att;
Eleonora Kehles Spinato
Ministério da Cultura - Representação Regional Sul
Rua André Puente, 441/604 - B. Independência,
Porto Alegre - RS/ CEP: 90.035-150




Fórum Permanente de Cultura de Viamão forumpcv@gmail.com
24 ago (6 dias atrás)


para Eleonora, Margarete, resantos54, Alexandre, fragacirne, cultura, Djine, Newton, ricardo, Candido, Claudio, josé, molinaimoveis68, cristina, Jorge


Predaza Eleonora!

Muito obrigada pela comunicação, entraremos em contato com a Prefeitura para solicitar esclarecimentos e assim que tivermos uma resposta entro novamente em contato.
Um bom final de semana.

Fernanda 



Alexandre Godoy
26 ago (4 dias atrás)
para mim, Eleonora, Margarete, resantos54, fragacirne, cultura, Djine, Newton, ricardo, Candido, Claudio, josé, molinaimoveis68, cristina, Jorge



Senhora Fernanda
Efetivamente o Termo de Adesão ao SNC foi assinado pelo Prefeito Municipal, no entanto ao verificar o uso político no debate realizado na câmara de vereadores solicitei ao senhor Prefeito o não envio do Contrato para que não fossemos acusados de uso eleitoreiro da decisão haja visto que de maneira vergonhosa outro candidato sem nem saber o que significa a adesão ao SNC se comprometeu a assiná-lo e ainda mais, de público, aliciou membros dos organizadores do debate informando que tal pessoa seria secretário de cultura, tal seria diretor de carnaval e tal pessoa seria diretor de memória (OS ALICIAMENTOS PRONUNCIADOS FORAM GRAVADOS E TRANSMITIDOS PELA RÁDIO SANTA IZABEL) no governo que ele irá comandar a partir de 1.1.2013.
Assim, em resposta, informo-lhe que o Contrato assinado pelo prefeito encontra-se na PGM aguardando o término do processo eleitoral, pois entendemos ser algo de muita responsabilidade para que permitamos se contaminar com decisões demagógicas e eleitoreiras.
Atenciosamente,
ALEXANDRE GODOY
Secretário Municipal de Cultura e Esporte