sexta-feira, 26 de outubro de 2012

23 de novembro é o aniversário do FCV


Fórum Permanente de Cultura de Viamão (forumpcv@gmail.com)

O Fórum Permanente de Cultura de Viamão – FCV nasceu logo após a Conferencia de Cultura de 2009 e completa em 23 de novembro de 2012 um ano sua fundação como instituição formal e três anos de existência. Esse movimento teve inicio quando um grupo de pessoas, de diversas procedências, todas preocupadas com os rumos de nossa cidade no que diz respeito a Cultura, se uniram para discutir sobre os problemas: como inserir o Município no Sistema Nacional de Cultura, como fazer uma conferencia e que nessa fosse eleito o primeiro Conselho de Cultura do Viamão.
Nessa busca encontramos pessoas e entidades que nos auxiliaram, fizemos nossa parte como cidadãos, assim como trabalhar com o poder público. E finalmente temos um Conselho de Cultura, este fez de acordo com a Lei o Regimento Interno dentro do prazo legal, mas até o presente momento não foi homologado. Já a adesão do Município no SNC foi assinada pelo atual prefeito na data de 23 de outubro, conforme consta no Diário de Viamão do dia 25 de outubro de 2012. Outro anseio do grupo é que Viamão deveria ter seu Centro de Cultura: um lugar referencia para que artistas do Município pudessem mostrar sua arte. E o povo tivesse esse lugar especial para ir, ver exposições, assistir espetáculos e as oficinas onde os jovens pudessem aprender com a geração anterior, mas se preparando para o futuro, com liberdade também trazendo seus anseios e necessidades de seu tempo. Este desejo está manifestado nas diretrizes das duas últimas conferências Municipais de Cultura.
Durante esses anos em que nos encontramos unidos pela causa realizamos algumas atividades para aprender um pouco sobre Política Cultural, realizamos vários eventos, tais como o 24 horas de Cultura e, estamos no quarto ano do Meio Ambiente e Cultura e o Cartão Vivo de Natal. Também queremos registra que diversos membros do Fórum coordenam projetos e grupos que também realizam atividades culturais, todos sem apoio institucional, isso é, teatro, dança, música, artes visuais, literatura, etc.
Em seguida, se for de seu interesse podemos encaminhar documentos, escritos ou visuais sobre as atividades. Mas o fundamental em tudo isso, somos apenas pessoas com sonhos e, nosso sonho maior é ver Viamão inserida, com visibilidade regional e Federal. Temos muitas riquezas, temos talentos, no momento buscamos uma maior interação com o poder público, para a construção do Plano Municipal de Cultura, para a efetiva concretização do Sistema Municipal de Cultura. Afinal o que levamos na memória quando visitamos outros povos, se não as particularidades dessas culturas. E ainda lembrando que Viamão tem grande potencial turístico.

Viamão, 25 de outubro de 2012